Pular para o conteúdo principal

Quando o pensamento adoece: uma escuta psicanalítica sobre o que nos habita



“Eu sei que não faz sentido pensar assim, mas não consigo parar.” A frase, dita com frequência nos consultórios e nos encontros cotidianos, revela algo fundamental sobre a experiência humana: nem todo pensamento é aliado. Há ideias que insistem, retornam, se impõem e, pouco a pouco, produzem sofrimento. A psicanálise, desde Freud, nos convida a suspeitar da aparente transparência do pensar. Nem sempre pensamos o que queremos; muitas vezes, somos pensados por aquilo que nos atravessa.

Freud já indicava que o eu não é senhor em sua própria casa. Parte significativa da nossa vida psíquica opera fora do campo da consciência e o que aparece como “pensamento negativo” pode ser, na verdade, o retorno de algo não elaborado: uma tentativa do psiquismo de dar forma a experiências que não encontraram simbolização suficiente. Pensamentos repetitivos, autodepreciativos ou catastróficos não são ruídos aleatórios. São sinais de que algo pede escuta.

Wilfred Bion aprofundou essa compreensão ao propor que pensar não é uma capacidade dada, mas uma função que se desenvolve. Para ele, pensamentos existem antes mesmo de termos um aparelho psíquico capaz de pensá-los. Quando essa função falha (por excesso de angústia ou por falhas ambientais precoces), os pensamentos não são metabolizados. Invadem o sujeito como elementos brutos, gerando ansiedade, confusão e sofrimento difuso.

É nesse horizonte que certos padrões adoecedores (a autocrítica feroz, a antecipação constante de catástrofes, a sensação persistente de inadequação) podem ser compreendidos como tentativas de lidar com experiências emocionais que não puderam ser suficientemente acolhidas. Winnicott nos ajuda a entender que, quando o ambiente falha em oferecer sustentação, o indivíduo desenvolve formas defensivas de existir. Alguns pensamentos, então, funcionam como defesas e organizam o caos interno, ainda que ao custo de sofrimento.

Há também pensamentos que se estruturam pela repetição. Ferenczi já apontava como certas experiências traumáticas tendem a retornar, não por escolha consciente, mas como uma tentativa, sempre incompleta, de elaboração. O sujeito se vê preso a narrativas internas que reforçam dor, culpa ou desamparo. Pensar, nesses casos, deixa de ser movimento criativo e se torna prisão silenciosa.

A psicanálise, porém, não se limita a nomear esse sofrimento. Ela propõe uma via de transformação. Ao oferecer um espaço de escuta genuína, possibilita que esses pensamentos sejam deslocados, interrogados, ressignificados. Não se trata de “pensar positivo” nem de substituir ideias dolorosas por outras mais palatáveis. Trata-se de escutar o que esses pensamentos dizem e, sobretudo, o que tentam dizer sem conseguir.

A clínica aposta que, ao colocar em palavras aquilo que insiste em se repetir, algo pode se transformar. O pensamento, antes vivido como imposição, pode tornar-se elaboração. O que era sofrimento pode ganhar contorno, história, sentido. E o sujeito deixa de ser refém de seus próprios pensamentos para se tornar, aos poucos, autor de sua própria narrativa.

Talvez não possamos evitar todos os pensamentos que nos atravessam. Mas podemos (com tempo, com escuta, com coragem de olhar para dentro) mudar a relação que estabelecemos com eles. E isso, por si só, já é profundamente transformador.
 
Daniel Lima | Psicanalista | @daniellima.pe

Comentários

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

Newsletter

Assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado.

Postagens mais visitadas deste blog

Entre a ânsia de ter e o tédio de possuir: Schopenhauer à luz da psicanálise

Quando Schopenhauer diz que vivemos “entre a ânsia de ter e o tédio de possuir”, ele está descrevendo algo que todos sentimos no dia a dia: corremos atrás de algo, conquistamos, e pouco tempo depois aquilo perde o brilho. Para ele, isso não acontece porque somos “exigentes demais”, mas porque existe dentro de nós uma força que nunca se satisfaz totalmente — uma vontade básica, sempre inquieta, que nos empurra para frente. Por isso a busca nunca termina, e quando finalmente conseguimos algo, logo surge uma sensação de vazio, como se ainda faltasse alguma coisa. Essa visão nos ajuda a entender por que a vida parece andar em ciclos: queremos, conseguimos, nos cansamos, e voltamos a querer. Freud, por outro caminho, chega a uma compreensão parecida. Ele não fala de uma “vontade metafísica”, mas de pulsões: forças internas que nos movem e buscam se descarregar. A ânsia de ter seria a tensão que sentimos quando algo dentro de nós pede satisfação; já o tédio de possuir aparece quando recebemo...

Finados: o trabalho psíquico de habitar a ausência

O Dia de Finados oferece, à luz da psicanálise, uma oportunidade singular de pensar a relação do sujeito com a perda e a morte. A morte não é apenas um evento biológico, mas uma experiência psíquica fundante, que confronta o eu com sua condição de falta e com a impossibilidade de onipotência. O que se comemora nesse dia, portanto, não é a morte em si, mas o trabalho psíquico necessário para sustentá-la simbolicamente — aquilo que Freud denominou  Trauerarbeit , o “trabalho do luto”. Em  Luto e Melancolia  (1917), Freud descreve o luto como um processo de desligamento libidinal: o investimento afetivo depositado no objeto perdido precisa ser retirado, pouco a pouco, para que a energia possa ser reinvestida em novos objetos. A perda, nesse sentido, não é um simples “esvaziamento”, mas um processo ativo de transformação psíquica. Quando esse trabalho falha, surge a melancolia — estado em que o sujeito se identifica com o objeto perdido, dirigindo contra si a agressividade qu...

A “tinderização” das relações: o que os apps de encontro nos dizem sobre amar hoje.

    Você já parou para pensar no que o Tinder — e outros aplicativos de relacionamento — revelam sobre como nos relacionamos hoje? Muito além de uma ferramenta para marcar encontros, essas plataformas escancaram algo mais profundo: a forma como o amor, o desejo e os vínculos se transformaram na era da velocidade, da hiperconexão e do consumo afetivo. A gente vive o que o sociólogo Zygmunt Bauman chamou de modernidade líquida: tudo muda rápido, nada parece durar muito, e as relações humanas entram nessa mesma lógica. Os vínculos estão mais frágeis, menos comprometidos, mais “descartáveis”. E o Tinder é quase um símbolo disso. Deslizar para a direita ou para a esquerda se tornou uma metáfora do quanto passamos a escolher — e também a excluir — pessoas com um simples movimento de dedo, como quem escolhe uma roupa ou um filme na Netflix. Nesse contexto, como fica o amor? Como lidar com esse desejo de conexão em um ambiente em que tudo parece girar em torno da performance, da image...